Boas Práticas na melhoria da comunicação interna na organização

A sinergia das equipas, interajuda e a comunicação entre elas é algo primordial para a consolidação das boas práticas na evolução do negócio.

A comunicação tem como base a transmissão e o compartilhamento de informações relevantes e estratégicas dentro do ambiente da organização. Esta comunicação pode ser realizada por todos os intervenientes do processo que se encontra inserido e outros no qual é importante a informação chegar e desta forma garantir que, no Grupo Agris todos os colaboradores, áreas de negócio e departamentos estejam alinhados com a cultura da organização.

Uma boa prática de comunicação permite:

  1. Melhorar o clima organizacional – as comunicações eficazes entre todas as áreas estimulam a desenvolver um relacionamento interpessoal e a ter um espírito de cooperação;  cada interveniente do grupo passa a entender melhor qual é o seu papel na organização e a sua importância no impacto do seu trabalho;

Comunicar é sobre compartilhar as informações, dados,  avaliações, interações de informação necessárias a vários intervenientes e estratégicas dentro do ambiente de trabalho.

·         Existindo um projeto, o gestor de projeto deve comunicar a essência do projeto a todas as Direções e todas as partes interessadas intervenientes, por forma a se definirem análises e estratégicas no âmbito da sua área de intervenção.

·         A comunicação da informação deve ser coerente, de qualidade e descritiva; todas as decisões e deliberações devem ser atempadamente comunicadas;

·          A difusão de informação deve ser comunicada por via E-mail, reunião, comunicação interna;

·         De acordo com as necessidades, deverá fazer-se difundir a informação por forma a que a situação identificada para resolução tenha um acompanhamento efetivo até à sua conclusão.

     A comunicação surge assim, como uma ferramenta essencial para a performance global da organização.