Boas Práticas

A Importância de Conhecer o cliente e a sua satisfação

Entender a importância de conhecer o cliente pode parecer um assunto básico, contudo na prática, existe uma dificuldade de perceber a profundidade e as dificuldades envolvidas nessa temática.

O consumidor é extremamente exigente e tem à sua disposição uma grande oferta de produtos e serviços, compreender os desejos e necessidades do público faz toda a diferença na perspetiva de futuro da nossa organização.

A concorrência continua a ser cada vez maior e o consumidor percebeu que têm o poder de escolha,  torna-se necessário conhecer o entendimento do conceito de persona.

Durante os meses de outubro, novembro e dezembro decorreu o período de analisar a sua satisfação, através de questionários online, através das pontuações em plataformas online, através de metodologias internas…. estamos a evoluir para aperfeiçoar este conceito de atuação neste âmbito.

Dos resultados e das principais sugestões de melhoria registadas, adota-se as estratégias necessárias de gestão. A satisfação dos clientes é um indicador que avalia o contentamento dos consumidores em relação ao desempenho de produtos e serviços. Reflete o quando uma organização consegue atender às expectativas do cliente e proporcionar a realização do que ele espera e deseja.

Um dos pontos de relevância para a satisfação de clientes é o atendimento.

O que NÂO fazer no atendimento ao cliente.

  1. Ignorar o feedback do cliente – Ignorar as opiniões, sugestões ou reclamações do público é um erro grave que pode resultar na perda de usuários e na oscilação da reputação da marca;
  • Falta de transparência – Os consumidores valorizam a honestidade e a transparência em todas as interações. Tentar esconder informações, não falar sobre políticas e preços ou fornecer informações enganosas pode danificar a confiança do cliente e prejudicar a reputação da organização. Portanto, é primordial se esforçar para fornecer informações claras, precisas e completas em todas as interações;  
  • Falha na resolução de problemas – Quando os clientes têm problemas ou reclamações, eles esperam que a organização os resolva de maneira rápida e eficaz. A falha ou demora na resposta e resolução de problemas pode levar à insatisfação do cliente e potencialmente à perda de negócio;
  • Desrespeito ao tempo do Cliente – O tempo é valioso para todos, inclusive para os clientes. Por isso, fazer com que eles esperem muito tempo para serem atendidos, responder a perguntas ou resolver problemas pode resultar em frustração e insatisfação. É vital, portanto, se esforçar para fornecer um serviço rápido e eficiente.