Boas Práticas

A Gestão da Qualidade na organização do Grupo Agris.

A Semana Mundial da Qualidade acontece entre os dias 11 e 15 de novembro de 2024. Celebrado anualmente por organizações de todo mundo, onde se destaca a IMPORTÂNCIA da gestão da qualidade nas organizações.

Neste sentido, torna-se importante referenciar o tema,

O processo de Gestão da Qualidade no Grupo Agris, iniciou-se há 12 anos, em outubro de 2012, com a implementação da Certificação ISO 9001 na organização Maravedis, SA e posteriormente Agridistribuição Retalho Especializado, SA.

O relevante na organização apesar de ser importante a certificação, é o desenvolvimento de um sistema que funciona como um instrumento para ajudar a gestão a desenvolver, encontrar e corrigir processos ineficientes dentro da organização, com o intuito de garantir a sua otimização em todas as insígnias do Grupo Agris.

A qualidade impulsiona melhorias,

  1. Identificação de Problemas: Através de auditorias e análises de processos, ajuda a identificar áreas problemáticas que precisam de melhorias. Isso permite que a organização tome medidas corretivas antes que pequenos problemas se tornem grandes.
  1. Padronização de Processos: Implementar padrões de qualidade ajuda a garantir que todos os processos e procedimentos sejam executados de maneira consistente e eficiente. Isso reduz a variabilidade e melhora a previsibilidade dos resultados.
  1. Foco na Satisfação do Cliente: A gestão da qualidade coloca o cliente no centro das operações, garantindo que os serviços atendam ou superem as expectativas dos clientes. No caso de uma reclamação de um cliente, este terá sempre uma resposta que vai de encontro as suas expectativas ou não.
  1. Melhoria Contínua: A gestão da qualidade promove uma cultura de melhoria contínua, onde os procedimentos internos realizados em equipas no Grupo Agris, são comunicados permitindo a aplicação constante de maneiras de melhorar na prática a execução dos mesmos.
  1. Manual de Gestão Agris: Promove a criação de um Manual onde as informações das regras de aplicação de procedimentos no grupo são transmitidas para a sua aplicação imediata nos Negócios.

Tendo como premissa a “Gestão da Qualidade, melhoria continua na organização” , O grande desafio do sistema de qualidade não é a sua implementação, mas sim a manutenção e o necessário amadurecimento para o consolidar.

Por isso temos de abraçar os desafios diários existentes, que com a contribuição de todos juntos como um Grupo, tornam tudo possível.

Teresa Claro
Gestora de Sistema Integrado de Gestão