Boas Práticas no Bem-Estar e Cuidado Animal nas nossas lojas

CITES o que é? A cites é uma Convenção sobre o Comercio Internacional de Espécies de Fauna e de Flora Selvagem Ameaçadas de Extinção, o seu objetivo é o de assegurar que o comércio de animais e plantas não ponham em risco a sua sobrevivência.

A Cites, ou seja, a convenção atribui diferentes graus de proteção e atribui às espécies a classificação de A, B, C, D para a União Europeia.

Para verificar se uma espécie está classificada pela CITES ( anexos), consta um site internacional www.speciesplus.net  onde através da inserção do nome científico verifica-se o anexo da convenção a que corresponde a espécie.

Se não corresponder a nenhum anexo significa que não está classificada pelo CITES.

No contexto de Cites, a rastreabilidade corresponde a uma identificação que permite acompanhar o animal desde a sua origem até ao seu registo junto do Instituto de Conservação Natureza e Florestas ( ICNF), a introdução dessa identificação deve ser a correta na receção dos animais em loja. Devem imprimir a listagem de CITES no Sage X3 e verificarem se a identificação que colocaram está correta com a fatura recebida pelo fornecedor.

Após a receção de todos os animais, devemos assegurar o seu bem-estar e cuidado nas nossas lojas de venda ao público.

Os colegas responsáveis pela secção de animais de estimação e criação desempenham um papel vital na manutenção da saúde, conforto e segurança dos animais.

É essencial garantir que os animais mantidos no período que se encontram em loja, vivem em condições adequadas e saudáveis e desta forma transmitir uma imagem para o cliente de confiança.

Para bem-estar e cuidado animal nas nossas lojas devemos garantir:

  • Condições de alojamento – Cada animal deve ter um espaço suficiente para se movimentar;
  • Higiene – Limpeza regular dos espaços onde os animais são mantidos para prevenir doenças e garantir um ambiente saudável;
  • Temperatura e iluminação – Manutenção de uma temperatura adequada conforme as necessidades específicas de cada espécie;
  • Alimentação e hidratação /Dieta – Fornecimento de uma alimentação equilibrada e adequada às necessidades nutricionais de cada animal;
  • Alimentação e hidratação /Água Limpa – Disponibilização constante de água, troca regular da água;
  • Cuidados Veterinários – Isolamento dos animais que se encontram doentes, separação imediata de animais que apresentem sinais de doenças para evitar contágio; tratamento adequado;
  • Estímulos e enriquecimento Ambiental / Brinquedos e acessórios – Fornecimento de brinquedos e acessórios que promovam o bem-estar mental e físico dos animais.
  • Estímulos e enriquecimento Ambiental / Interação social – Permitir que os animais sociáveis interajam com outros da mesma espécie, sempre que apropriado.
  • Responsabilidade Legal / conformidade com a legislação – Cumprimento de todas as leis e regulamentos relativos ao bem-estar animal; Manutenção dos registos atualizados que constam nos manuais operacionais.
  • Inspeções regulares – Os tratadores devem estarem preparados para inspeções por parte das autoridades, assegurando que todas as condições e cuidados estão em conformidade.

Todos os colegas têm um papel fundamental na promoção do bem-estar animal nas lojas. O bem-estar e cuidado animal são responsabilidades que exigem dedicação, conhecimento e empatia. Através da implementação de boas práticas de alojamento adequadas, alimentação, cuidados regulares, estímulos ambientais, registos, os tratadores podem garantir que os animais são bem cuidados e mantidos em condições saudáveis.

O compromisso com a ética e a conformidade legal não só assegura a saúde e felicidade dos animais, mas também promove uma relação de confiança com os clientes e uma reputação positiva para a loja.