Boas Práticas Para a Prevenção de Acidentes de Trabalho

A prevenção de acidentes é um conjunto de práticas e medidas para identificar e mitigar riscos no ambiente de trabalho, promovendo a segurança para os colaboradores. Entre as ações mais comuns está a sensibilização, o uso de equipamentos de proteção individual e o cumprimento de normas de segurança.

Na prevenção é fundamental o cumprimento destas medidas:

  • Atenção no Posto de Trabalho

Primeiramente, todo o trabalho necessita de ser realizado com foco. Especialmente em cargos que envolvem um elevado nível de risco ( por exemplo: o manuseamento de equipamentos de movimentação de cargas), é fundamental ter atenção aos fatores do ambiente de trabalho que podem torná-lo perigoso. Por isso, o ideal é que cada colega conheça todos os elementos do seu ambiente de trabalho que oferecem riscos, e os identifiquem.

  • Evitar a exposição imprudente ao risco

                Alguns acidentes de trabalho podem ocorrer por imprudência. Se em alguma situação próxima demostrar perigo, não se aproxime.

  • Manter o local de trabalho limpo e organizado

Muitos acidentes ocorrem por desorganização no local de trabalho e falta de limpeza. Quando estes descuidos se juntam à intensidade das rotinas de trabalho, o resultado pode ser perigoso. O compromisso por um local organizado e um ambiente limpo é um dever de todos que ocupam o local de trabalho.

  • Uso de Equipamentos de Proteção Individual

Analisar o risco que se encontra exposto e respeitar as exigências de cada tarefa referentes ao uso de equipamentos de proteção individual é fundamental para evitar um acidente.

O que fazer em caso de um acidente de trabalho?

Prestar os primeiros socorros ao sinistrado, verifiquem o conteúdo das caixas de primeiros socorros dos estabelecimentos. Em caso de necessidade contactar os meios de intervenção de socorro.

Internamente na organização consta um Procedimento Agris, no Manual Agris designado por P14-03- Gestão de Incidentes de Trabalho, sempre que ocorra um acidente de trabalho os responsáveis dos estabelecimentos devem comunicar imediatamente a ocorrência por e-mail para a área Agris dos recursos humanos, seguros e segurança. Sempre que envolva meios de intervenção de socorro e intervenção de autoridades, deve ser mencionado essa especificidade no e-mail.Podem telefonar em caso de esclarecimentos adicionais.

Realizam a participação eletrónica de acidente de trabalho, no prazo de 24 horas a partir da data do conhecimento do acidente. Anexam ao e-mail a participação de acidente de trabalho.

A participação é realizada na seguinte plataforma : https://pat.apseguradores.pt/  Após o acidente o sinistrado é contactado pela seguradora. 

Poderá haver uma investigação interna do acidente, ou seja, uma análise pormenorizada do acidente, realizando um relatório de acidente de trabalho e uma sensibilização sobre “ Medida Preventiva – Acidente de trabalho”.

O CONHECIMENTO É O MELHOR CAMINHO PARA PREVENIR !

Teresa Claro,
Gestora do Sistema Integrado de Gestão