Atendimento ao Cliente
Por Elisabete Duarte, Responsável de Loja Agriloja de Pombal
Assumir que o atendimento ao cliente é apenas a venda de algo ou o esclarecimento de dúvidas não é errado, mas na realidade trata-se de algo mais vasto.
Nos dias de hoje, onde a competição é aguerrida e as expectativas dos consumidores estão constantemente em evolução, o atendimento ao cliente pode ser um grande aliado.
É através dele que podemos construir uma reputação positiva da Marca e aumentamos a confiança dos consumidores na empresa. A sua decisão de compra está ligada à sua experiência, sendo o atendimento um fator decisivo para aferir se esta foi positiva ou não.
Um bom atendimento deve ter em conta vários aspetos, na parte física das lojas, tanto no exterior como no interior: o ambiente é experiência de visitação.
No contato físico com o cliente ter em conta que “estamos a convidar as pessoas para nossa casa”. Saudar com Bom dia ou Boa Tarde, assegurar a apresentação com um fardamento cuidado. A abordagem inicial responsabiliza-se por ser um dos maiores fatores de fidelização de um cliente. É neste momento que a empatia, cortesia e sermos prestáveis, ajuda-nos a termos uma relação sólida e duradoura com o cliente. Este atendimento personalizado faz com que o cliente se sinta valorizado e compreendido.
Nunca descurando o atendimento telefónico e contacto através do email. Para tal, ter em consideração as diferentes abordagens da venda consultiva, bem como o eventual programa de fidelização.
Outro aspeto a ter em conta é a comunicação simples: ser objetivo e claro, evitando mal-entendidos, estabelecendo assim uma relação de confiança. Praticar a escuta ativa, permitindo aos clientes expressar as suas preocupações e opiniões sem interrupções e ajudar a resolver problemas de forma mais eficaz.
Não menos importante é o acompanhamento pós-venda e a solicitação de feedback, pois o atendimento ao cliente não termina com o fecho da venda. Desta forma estamos a assegurar a sua satisfação e identificar os eixos de melhoria.
Coloquem-se no lugar do consumidor, comprometam-se com o nosso cliente, estejam atentos às suas necessidades, cumpram os prazos estabelecidos e, por fim, superem as suas expectativas.
“Atender bem é fazer com que a experiência do cliente no contacto com a marca seja inesquecível.”